Sales Force 1
Potenciar a força de vendas para promover um espírito de "caçador”
O CLIENTE
A Coface, líder mundial em seguro de crédito há mais de 70 anos, ajuda as empresas a realizarem negócios duradouros e sustentáveis. Numa estreita relação de parceria, aconselha-as em cada fase da vida do seu ciclo de negócios, ajudando-as a antecipar e avaliar os seus riscos e contribuindo para a tomada de decisões certas. Com cerca de 4.578 trabalhadores localizados nos 100 países onde está presente, a Coface oferece os seus serviços em 200 países do mundo.
O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE E A SOLUÇÃO
De forma a lidar com uma concorrência cada vez mais feroz, a Coface decidiu repensar toda a sua estratégia de Marketing e Vendas. Como resultado, em menos de seis meses, a Coface conseguiu implementar um verdadeiro espírito de "caçador" na sua força de vendas internacional e, deste modo, gerar mais oportunidades de negócio e melhorar as suas taxas de conversão.
A IMPLEMENTAÇÃO
A Coface ficou desde logo impressionada com a abordagem pedagógica proposta pela CEGOS. Para além disso, para a Coface era também essencial poder contar com um parceiro que a pudesse apoiar em todo o mundo – e assim foi. A rede de formadores da CEGOS e a forma como a entrega da formação foi gerida nas várias regiões proporcionou os níveis de qualidade, exigência e capacidade de resposta que fizeram deste projeto um sucesso.
A CEGOS desenhou um percurso de formação específico para cada público-alvo dentro das equipas de vendas – gestores de vendas, gestores de contas, bem como responsáveis por vendas diretas e vendas indiretas. Os percursos de aprendizagem desenrolaram-se em três fases:
- Vídeo teaser e webinar de lançamento (Kick-off);
- Um ou dois dias de formação;
- Webinar de "Feedback" e certificação.
Sob a coordenação da CEGOS, este programa de aprendizagem "intensivo" foi implementado ao longo de três meses em 35 países e em 14 idiomas.
OS RESULTADOS
- 99 sessões de formação entregues durante 10 semanas em todos os continentes;
- Feedback muito positivo partilhado pelos gestores e membros da equipa sobre este projeto, parte de um programa de transformação;
- A aplicação imediata dos métodos e ferramentas proporcionados pelo programa teve um impacto comprovado na qualidade das relações com os clientes e no desenvolvimento do negócio;
- A aplicação das melhores práticas ajudou a Coface a identificar e a conquistar novos clientes;
- Este programa de aprendizagem arrecadou duas medalhas de Prata nos Brandon Hall Group Awards, nas categorias “Sales training from ActionCo” e "Best Program for Sales Training and Performance".
FATORES-CHAVE DE SUCESSO
- O know-how e a capacidade de resposta da CEGOS na gestão de projetos internacionais de L&D;
- O empenho e a dedicação das equipas de projeto da Coface e da CEGOS;
- O forte envolvimento do Departamento de Vendas da Coface;
- A forte motivação dos RH e do Comité de Direção para resolver rapidamente quaisquer problemas operacionais.
"Dada a concorrência acirrada que caracteriza o nosso mercado, ficámos satisfeitos por ver que os nossos resultados de vendas em 2014 mostraram uma sólida retenção de 89,2% dos clientes, e que os novos contratos aumentaram 7% em relação ao ano anterior – uma percentagem bastante superior àquela conseguida pelo nosso principal concorrente (+4,4%) durante o mesmo período.”
Joëlle Attal-Molere, Group Commercial, Sales Operations Director, Coface