FLOENE - Implementar um novo modelo de gestão do desempenho
Implementar um novo modelo de gestão do desempenho
Floene "Meet Me"
Centrar nas pessoas e não nos números este modelo, introduzido através de um programa com cariz de gestão da mudança. O “Meet Me” foi premiado nos Brandon Hall Excellence Awards.
O Cliente
A Floene é líder de mercado da distribuição de gás em Portugal e também a responsável pela gestão da respetiva rede de média e baixa pressão, em regime de serviço público. Posiciona-se na vanguarda da descarbonização ao ter a sua rede capacitada para o transporte de gases renováveis. Anteriormente chamada Galp Gás Natural Distribuição, assumiu a designação Floene desde a aquisição de 75% do seu capital pela Allianz Partners.
O Desafio/Necessidade do Cliente
Desta alteração na estrutura acionista resultou a decisão de reformular os processos de gestão de pessoas, em particular o modelo de gestão do desempenho. O imperativo era
que este se centrasse no feedback contínuo para incentivar o desenvolvimento efetivo dos colaboradores e não em indicadores puramente quantitativos (quase sem feedback), ou seja, empreender uma mudança total de paradigma: foco em cada indivíduo e não nos KPI da empresa.
A Solução
O projeto “Meet Me”. Com o objetivo formal de implementar o novo modelo de gestão de desempenho e, sobretudo, orientado para a gestão da mudança. Em parceria com a Cegoc.
Para dar primazia à forma como o desempenho das equipas é gerido ao longo do ano, o projeto assentou em duas componentes, relacionadas entre si: qualitativa (baseada no feedback e voltada para o desenvolvimento) e individual (centrada no colaborador e no seu contributo para o sucesso da empresa).
Os momentos “Meet Me” são reuniões individuais de balanço entre colaboradores e gestores (ambos podem e devem impulsioná-las), realizadas regularmente e assentes em 3 eixos: expectativas, feedback e desenvolvimento.
O “Meet Me” fixou 5 grandes objetivos (todos eles com indicadores de avaliação associados):
Passar de um modelo centrado na avaliação quantitativa para outro centrado na obtenção de feedback e no acompanhamento individual dos trabalhadores;
Capacitar os gestores para implementar corretamente as novas orientações sobre a forma de gerir e acompanhar o desempenho dos colaboradores;
Promover o desenvolvimento dos colaboradores em consonância com as necessidades estratégicas da empresa e as necessidades de desenvolvimento individual;
Melhorar os níveis de realização dos objetivos estratégicos e de desenvolvimento da carreira;
Melhorar os níveis de realização dos objetivos estratégicos e de desenvolvimento da carreira;
A Implementação
Destinado a pessoas em funções de liderança (envolveu cerca de 8 dezenas de gestores), adotou a metodologia 70:20:10 e estruturou-se em três tipos de atividade:
2 módulos de pre-work online, a completar pelos participantes na plataforma de acesso aos recursos digitais relacionados com o programa;
3 sessões de formação presenciais (7 horas cada) sobre como dar feedback, definir objetivos e feedforward - com forte vertente prática (através do recurso a dramatizações de casos práticos adaptados à realidade da Floene);
3 desafios no local de trabalho, propostos entre sessões, em que os participantes tinham de pôr em prática no seu ambiente de trabalho a aprendizagem obtida.
O plano estratégico de comunicação concebido para o “Meet Me” representou papel crucial para o seu sucesso. Abrangeu todos os colaboradores (os destinatários finais do novo modelo de gestão do desempenho) e não apenas os gestores (responsáveis pela implementação do modelo e interlocutores diretos do programa), utilizando vários canais (físicos e digitais).
A plataforma de learning hub e os micromódulos de aprendizagem (na formação sobre o conceito do modelo de gestão de desempenho) constituíram também importantes recursos para a execução do programa.
O plano de formação não terminou na fase de implementação. No final de 2023, para preparar o novo ciclo, a Floene reiniciou as sessões sobre gestão do desempenho, obtendo feedback sobre o primeiro ano do novo modelo.
Resultados
O novo modelo de gestão do desempenho está a envolver os colaboradores, o que contribui decisivamente para capacitá-los das competências necessárias e promover uma cultura de desenvolvimento contínuo. Eis os dados estatísticos que o atestam:
80% de participação nas sessões de formação
93,5% de satisfação dos participantes com as sessões de formação;
2 objetivos por pessoa (média), o que demonstra o empenho dos colaboradores no seu próprio crescimento e o alinhamento com as metas da empresa.
427 pessoas definiram objetivos e planos de desenvolvimento individual, segundo o modelo de aprendizagem 70/20/10;
110 colaboradores receberam feedback instantâneo de várias fontes;
94% de realização da autoavaliação;
100% de sucesso na avaliação da liderança (participação e empenhamento dos colaboradores e gestores no processo de avaliação).
Fatores-Chave
Know-how específico da Cegoc
no programa de formação
e na própria gestão da mudança
Utilização de recursos digitais
(como vídeos, manuais digitais
e infografias), que permitiu
a escalabilidade do acesso
aos conteúdos;
Plano eficaz de comunicação
Plano eficaz de gestão
da mudança
Plano de formação não terminar
na fase de implementação: realizadas
sessões de atualização sobre gestão
do desempenho, com prática em sala
, dramatizações, etc.
Cultura de feedback que permite
maior envolvimento dos
participantes e ajustes no próprio
modelo de gestão do desempenho
Na 1ª Pessoa
O projeto `Meet Me` foi um grande sucesso. O anterior programa de gestão do desempenho estava demasiado centrado na compensação e nos dados qualitativos. Mudar a dinâmica para a tornar mais centrada nas pessoas funcionou muito bem e o novo modelo suscitou entusiasmo em toda a empresa. Uma grande parte do sucesso deveu-se à forma como as sessões “Meet Me” foram concebidas e ao estilo de comunicar os diferentes aspetos utilizando a tecnologia digital ao máximo.
Leonor Fontainhas, People Growth Manager da Floene
A Cegoc e a Floene conquistam a medalha de bronze nos Brandon Hall Awards 2024
O “Meet Me” foi premiado (bronze) nos Brandon Hall Excellence Awards 2024, na categoria de “Melhor Programa de Aprendizagem de Apoio a uma Estratégia Empresarial de Transformação”. Trata-se da primeira vez que um projeto português ao qual está associada a Cegoc é distinguido por este prestigiado galardão internacional.