S&OP: O plano perfeito

Liderar a mudança através de um jogo e um desafio internacional

O CLIENTE

Com origem francesa e presente em cerca de 100 países, o Grupo PSA integra as marcas automóveis Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, e oferece uma vasta gama de soluções de mobilidade e serviços inteligentes sob a marca Free2Move.

O DESAFIO/NECESSIDADE DO CLIENTE E A SOLUÇÃO

O Grupo PSA decidiu introduzir um processo S&OP (Sales and Operations Planning) de âmbito global, como parte da sua nova estratégia de Grupo. O S&OP trata-se de um processo interativo, interempresarial e colaborativo ao nível da tomada de decisão, que ajuda as diferentes entidades do grupo a alinharem as suas operações num plano de otimização único e partilhado. Para orientar e apoiar os colaboradores durante esta que é uma importante mudança cultural para a organização, a PSA recorreu ao Grupo CEGOS para criar um programa de formação dedicado a este desafio.

A IMPLEMENTAÇÃO

O Grupo PSA ficou impressionado com a abordagem inovadora e interativa proposta pela CEGOS – um curso de formação concebido em torno de um jogo feito à medida das necessidades e desafios do cliente. Com a designação de "S&OP: O Plano Perfeito", este “serious game” foi concebido para ambiente de formação em sala, sendo ao mesmo tempo envolvente, fascinante e mobilizador. Esta abordagem à aprendizagem revelou-se não só uma forma interativa de unir as equipas e ajudá-las a aprender, como também um formato fácil de localizar para as equipas internacionais.

Em apenas três meses, a CEGOS concebeu a abordagem de aprendizagem e produziu o jogo, antes de liderar sessões de formação para os formadores PSA. O conteúdo e a duração da formação foram ajustados ao papel da equipa no processo S&OP:

  • Um dia para a cadeia de abastecimento, responsável pelo bom desenrolar do processo;
  • Uma sessão rápida de 2 horas para as restantes equipas envolvidas;
  • Um desafio internacional lançado nas redes sociais da organização, que impulsionou a partilha e o entusiasmo sobre este projeto altamente estratégico;
  • O projeto "S&OP: O Plano Perfeito" envolveu mais de 1.000 participantes de 9 departamentos diferentes em todo o mundo.

OS RESULTADOS

  • O projeto ganhou a Medalha de Ouro atribuída pelo Grupo Brandon Hall na categoria de "Best Learning Program Supporting a Change Transformation Business Strategy";
  • O jogo tornou-se um ativo essencial dentro do Grupo PSA e ultrapassou largamente o âmbito inicialmente planeado, com 2,5 vezes mais participantes;
  • "S&OP: O Plano Perfeito" ensinou as equipas a utilizarem e otimizarem a inteligência coletiva, a partilharem informação e a trabalharem em conjunto para uma performance global.

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

  • Uma extensa rede de especialistas CEGOS que combinam o know-how do negócio com competências artísticas e de design de jogos e conhecimentos comprovados da indústria automóvel;
  • Métodos de trabalho ágeis que ajudaram a ajustar e melhorar continuamente o projeto;
  • A criação de um universo e identidade do jogo muito específicos, que ajudaram a tornar a experiência de aprendizagem verdadeiramente memorável;
  • A dimensão internacional foi tida em conta em todas as fases do desenvolvimento do jogo (conceção, abordagem, etc.).
 

"O S&OP representa uma mudança de mindset e uma mudança de cultura organizacional. Para que funcionasse, precisávamos de um programa de formação à altura, que explicasse o novo processo juntamente com os papéis, as responsabilidades e os benefícios atribuídos a cada pessoa. Queríamos também que o programa de formação fosse simultaneamente interativo e divertido, e foi com estas premissas que nasceu o "S&OP: O Plano Perfeito".
Graças à cooperação entre o Grupo CEGOS e o Grupo PSA, o projeto satisfez amplamente as nossas expectativas. Os participantes/jogadores apreciaram o jogo e a mudança de cultura está a progredir de forma bastante positiva".

Aurore Guernalec, Head of Change Management