Academia de Gestão de Projetos

Servier

Para melhorar o desempenho dos seus key account managers e harmonizar a abordagem às vendas em todas as geografias do grupo, a Socomec solicitou ao Grupo Cegos o desenho e execução de um programa de formação dedicado em exclusivo a estes profissionais.

O Cliente

A Servier é uma empresa farmacêutica com presença em mais de 150 países governada por uma Fundação sem fins lucrativos que procura ter um impacto positivo na sociedade e contribuir para um mundo sustentável. A sua prioridade é o progresso terapêutico, desenvolvendo diversos projetos de investigação. Ao todo, o grupo é constituído por cerca de 21.400 colaboradores.

O Desafio/Necessidade do Cliente

Na Servier, todas as linhas de negócio e funções transversaisestão empenhadas numa transformação global, que é apoiada, em grande medida, pela execução de programas e projetos. Tornou-se por isso essencial assegurar um elevado nível de profissionalização no project management, sendo para isso crucial desenvolver as competências dasequipas, em particular as multifuncionais que são estratégicas para o grupo.

A Solução

A “Project Management Academy”, desenvolvida com o conhecimento e experiência do Grupo Cegos, contempla dois percursos de formação:

o nível avançado (para project managers)

nível expert (para diretores de projetos-programa), este último com certificação internacional

Ambos os percursos, em formato híbrido, são estruturados em duas partes:

a primeira foca-se em competências técnicas de gestão de projetos

a segunda aborda competências interpessoais (soft skills), alinhadas com o “Servier Leadership Model”.

A Implementação

Previamente, foi construído um manual de project management (através da nossa consultoria) que constituiu a base da Servier e que antecedeu a conceção da sua oferta de formação internacional em francês e inglês.

Corpo da oferta formativa da academia de project management:

  • Curso PM Advanced;
  • Curso PM Expert;
  • Advanced e Expert com duração aproximada de 3 meses e percursos híbridos, que incluem duas partes: competências específicas de projeto (1.ª) e competências comportamentais ou transversais (2.ª). Esta última está alinhada com o “Modelo de Liderança Servier”;
  • Um módulo presencial de um dia, “Membro da Equipa de Projeto”, para os membros da equipa de projeto;
  • PM Essentials (componente de aculturação): formado por um guia e 5 vídeos sobre os fundamentos do project management na Servier e destinado a todos os colaboradores.

Resultados

Índice de Satisfação:
87/100 para os programas
Advanced e Expert.

Aumento do número de colaboradores
formados em 2023:
180 em mais de 20 países,
em francês e inglês;

A “Project Management Academy” recebeu
um prémio interno nos “Prémios Servier 2023”
e a medalha de prata dos Brandon Awards 2024
na categoria “Best Corporate Learning University”.

Fatores-Chave

A qualidade da formação ministrada

A estreita cooperação entre as equipas
da Servier e da Cegos desde a fase da conceção da academia
e definição dos conteúdos

A construção do “Manual de Project Management” da Servier: especializado
e eficaz (com programas de formação adaptados ao seu contexto)

A experiência da Cegos
no acompanhamento de academias
a nível internacional

Melhoria contínua do sistema: o conteúdo
e os métodos dos cursos são revistos todos
os anos com base no feedback de qualidade

“A criação de uma academia de Project Management (PM) foi uma escolha óbvia, dado o número e a importância estratégica dos projetos realizados. O Grupo Cegos trouxe-nos a sua vasta experiência na criação de uma academia, as suas competências em desenvolvimento pedagógico e a sua expertise em Gestão de Projetos. A qualidade da formação ministrada e a estreita colaboração com a Cegos foram fundamentais para o sucesso destes programas. No essencial, a academia significa termos programas de formação transversais, aplicáveis a todos os intervenientes em Gestão de Projetos no grupo, independentemente da sua localização no mundo. Com isso, conseguimos estabelecer uma linguagem comum, uma cultura partilhada e métodos uniformes de gestão de projetos, ao mesmo tempo que promovemos práticas ágeis.”.

Grégory Ruget, Diretor de Apoio aos Programas do Grupo, Servier